“Seu” Zé de Cota

“Seu” Zé de Cota.

Em meados de 2017, quando teve início o projeto “Sertão Imponente”, a primeira etapa aconteceu no Sertão do Pajeú, a 300 km de Recife, tendo como base a cidade de Afogados da Ingazeira, Pernambuco.
Situada, geograficamente, próximo aos demais municípios e por ter uma das melhores infraestruturas da região, ela foi escolhida para ser o ponto de partida para todas as investidas em busca de resultados que atendesse os objetivos do projeto.

Na verdade, o projeto começou, efetivamente, a partir da abordagem a um produtor rural, “Seu” Zé de Cota, que caminhava no acostamento da estrada, rumo à roça próxima da sua casa, no município de Carnaíba. O que chamou a atenção foi o fato de estar carregando suas ferramentas de trabalho como se fossem verdadeiros troféus.

Apesar de receio em abordá-lo, por ser uma das primeiras iniciativas na região, a receptividade, a simplicidade e a simpatia demonstrada pelo agricultor, permitiu, naquele momento, a captura de algumas imagens.

Encantado com o “Seu” Zé, por aqueles momentos e pela faixa etária e nome, comuns ao meu pai já falecido, na mesma semana resolvi entregar pessoalmente duas fotografias impressas, como retribuição, o que proporcionou uma maior proximidade, ao ponto de realizar outros trabalhos com ele e sua família.

Obrigado “Seu” Zé de Cota.

Sertão do Pajeú, PE – Brasil
2017-2018 © Elias Oliveira

2017 – Zé de Cota – Abrindo os caminhos do projeto
“Sertão Imponente”.
Compartilhe este conteúdo